Florianópolis, SC - Brasil
Conectado como:
filler@godaddy.com
Florianópolis, SC - Brasil
Conectado como:
filler@godaddy.com
Locations around Florianopolis
Lagoa da Conceição
Distância do centro: 14 Km – Distância do aeroporto: 16 Km
O bairro Lagoa da Conceição, localizado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros do Rio Tavares, Itacorubi, Barra da Lagoa e Rio Vermelho, está a 14 km de distância do Centro de Florianópolis e a 25 minutos do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Ocupa uma área de 19,71 km² e possui uma população fixa superior a 30.000 habitantes, distribuída em localidades como Centrinho da Lagoa, Canto dos Araçás, Costa da Lagoa, Porto da Lagoa, Canto da Lagoa e Praia da Joaquina.
O bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Por sua beleza singular, tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido da cidade.
Seja no ar, na terra ou na água, quando se fala na prática de esportes em contato com a natureza, a região da Lagoa da Conceição é o lugar. Se tem vento soprando dos quadrantes norte, leste ou sul, é comum encontrar praticantes de windsurf, vela, kitesurf e voo livre.
Nas praias vizinhas, não importa a temperatura, sempre tem surfista na água. Nas dunas, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina, sempre tem gente dropando no sandboard. Mas, se você quer algo mais calmo e contemplativo, existem várias trilhas para os passeios ecológicos e de mountain bike.
Com a grande circulação de turistas e moradores, o comércio no bairro é forte. Um dos principais pontos é o Shopping Via Lagoa, que conta com cerca de dez lojas e uma pequena praça de alimentação. No centrinho, pode-se encontrar de tudo, desde mercados, farmácias e padarias a surf shops e lojas de decoração.
A grande quantidade de barzinhos, lounges, casas noturnas e restaurantes faz da noite da Lagoa da Conceição uma das mais badaladas da cidade. Mesmo fora da temporada de veraneio, sempre tem movimento. Pode-se escolher entre lugares calmos com música ao vivo, apresentações de bandas alternativas, boates, bar com pista de dança ou ao ar livre.
Fonte: Guia Floripa
Campeche
Distância do centro: 14 Km – Distância do aeroporto: 8 Km
O bairro Campeche está localizado no sul da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros Armação do Pântano do Sul e Rio Tavares. Atualmente, é uma das regiões da cidade com maior potencial de crescimento, em termos de expansão urbana, pois está localizado na maior planície da Ilha.
Apesar de possuir uma das poucas comunidades onde a pesca artesanal ainda é praticada, o Campeche vem perdendo o ar rústico e praieiro e se transformando em um bairro misto, com comércio, serviços, escolas, creches, posto de saúde, prédios e condomínios residenciais.
O principal fato que tem impulsionado esta mudança é a sua proximidade com a região central da cidade, que atrai pessoas que buscam qualidade de vida por meio da prática de esportes e do contato com a natureza sem abrir mão das facilidades urbanas.
Na ultima década, o Campeche recebeu vários investimentos em infraestrutura, com a pavimentação das principais vias, como a Avenida Pequeno Príncipe, que corta o bairro no sentido Leste-Oeste, e a Avenida Campeche e a Rua do Gramal, no sentido norte-sul.
Os turistas que procuram o Campeche encontram no bairro uma boa variedade de pousadas e apenas dois hotéis de classe turística. A Praia do Campeche, um dos principais atrativos do bairro, atrai um grande número de banhistas em busca de condições perfeitas para a prática do surf e do kitesurf, ou simplesmente para se deliciar em suas águas de tom azul-escuro.
Logo de frente para a praia está a Ilha do Campeche, que possui um rico ecossistema e guarda uma parcela significativa do patrimônio arqueológico de Santa Catarina, além de contar com uma dúzia de trilhas. Contudo, essas trilhas só podem ser realizadas na companhia de um monitor.
Outro ponto da região que possui trilhas é o Morro do Lampião, que leva esse nome por conta das luzes que ali eram acesas para auxiliar os aviões que pousavam no campo da Sociêté Latécoère, primeiro aeroporto internacional do sul do Brasil. Do alto do morro, é possível ter uma vista panorâmica não apenas da praia e da Ilha do Campeche, mas também de bairros vizinhos como Carianos, Costeira do Pirajubaé, Saco dos Limões e Rio Tavares.
Muitas feiras e festas populares são realizadas nas dependências da Capela de São Sebastião, construção que data do século XIX. Há, inclusive, uma trilha que sai da capela e segue em direção às dunas do Campeche. Ela é usada para as procissões da paixão de Cristo, sendo, portanto, uma das referências culturais mais importantes da região, pois revela um pouco dos costumes dos antigos moradores.
Recentemente, o trecho da praia do Campeche conhecido como Riozinho começou a se destacar como o novo ponto de encontro dos jovens em Florianópolis, principalmente dos adeptos de esportes como o kitesurf. A área dispõe de alguns bares, quadra de vôlei de praia e de um espaço para shows, tendo recebido nomes importantes da música nacional e internacional ao longo dos últimos anos.
Outra região que tem ganhado destaque no momento é a região conhecida como Novo Campeche, área de loteamento de alto padrão localizado à beira-mar, entre a região central do bairro do Campeche e a Praia da Joaquina, pertencente ao bairro da Lagoa da Conceição.
Fonte: Guia Floripa
Jurerê Internacional
Distância do centro: 27 Km – Distância do aeroporto: 36 Km
Situado ao norte da Ilha de Santa Catarina, entre os bairros Daniela, Jurerê Tradicional e Canasvieiras, o bairro de Jurerê Internacional é considerado o bairro mais sofisticado de Florianópolis.
Fruto de um projeto urbanístico com foco na sustentabilidade, nele tudo foi planejado cuidadosamente para que resultasse em um lugar único na Ilha.
O que se pode encontrar em Jurerê Internacional são ruas largas e arborizadas, mansões milionárias, áreas específicas para comércio e serviços, amplos estacionamentos, segurança e saneamento exclusivos e, sobretudo, organização e natureza.
A principal via a atravessar Jurerê Internacional é a Avenida dos Búzios, sendo que ela é margeada, basicamente, por residências e prédios. Também é nela que se localiza o Jurerê Open Shopping, espaço que concentra grande parte do comércio da região.
Ao fim da avenida encontramos uma das sedes do Clube 12 de Agosto e o acesso à Praia do Forte. Entre o bairro e a praia do Forte encontra-se a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
Paralela à Avenida dos Búzios está a Avenida dos Dourados, e é nela que se encontra o Jurerê Sports Center. Aberto durante o ano inteiro, o Jurerê Sports Center oferece diversas modalidades esportivas a praticantes de todas as idades. Além disso, o espaço conta com um restaurante cujo cardápio contempla desde o café da manhã até o happy hour.
No entanto, o maior atrativo do bairro continua a ser a praia de Jurerê, com suas areias claras e águas esverdeadas. Ao fundo, lanchas e veleiros dão um toque sofisticado ao visual. Já na orla, essa tarefa fica por conta do passeio dos namorados, um calçadão charmoso onde os moradores aproveitam para correr, caminhar ou simplesmente admirar a praia.
Outro destaque do bairro são os famosos beach clubs, como Parador 12, Donna, Taikô, Simple on the Beach e Café de La Musique, bares de praia, internacionalmente famosos pelas festas, que misturam gente bonita, celebridades, champagne, sol, mar e música eletrônica.
Jurerê Internacional ainda conta com pequenas áreas temáticas de lazer, uma pista de ciclismo e parte da área da Estação Ecológica de Carijós. Sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a principal meta da Estação é a conservação do ecossistema de manguezal dentro da Ilha de Santa Catarina. Visitas são possíveis, desde que monitoradas e com objetivos voltados à educação ambiental.
Fonte: Guia Floripa
Ribeirão da Ilha
Distância do centro: 22 Km – Distância do aeroporto: 10 Km
O bairro Ribeirão da Ilha está localizado no sudoeste da Ilha de Santa Catarina, a 22,7 km do centro de Florianópolis, entre os bairros Tapera, Campeche e Pântano do Sul. O Ribeirão da Ilha também é um distrito administrativo de Florianópolis e sua área abrange cerca de 51,54 km², se estendendo desde a Praia de Naufragados, no extremo-sul da Ilha, até a foz do Rio Tavares, na divisa com o bairro Costeira do Pirajubaé.
Apesar de ocupar boa parte da porção sul da ilha, o bairro, propriamente dito, está concentrado ao longo dos 21,8 km de extensão da via principal, a Rodovia Baldicero Filomeno, que começa no Trevo do Erasmo, entroncamento com Rodovia SC-405, e se estende até o extremo-sul da ilha, na localidade da Caieira Barra do Sul.
Por causa da distância do Centro, o Ribeirão da Ilha ainda mantém as características simples e modestas, com ares de interior e costumes de origem açoriana. É um bairro-dormitório, que preserva a qualidade de vida. Não existem prédios e a maioria das residências, principalmente as próximas ao núcleo histórico, ainda mantém as características da arquitetura colonial.
O comércio no bairro é limitado às necessidades essenciais de seus moradores, com mercados, farmácias, padarias, lojas de material de construção, entre outras. Contudo, é no quesito gastronomia que ele se destaca. Ao longo da via principal concentra-se um grande número de bares e restaurantes de frutos do mar, onde se pode degustar os principais produtos produzidos na região: ostras e mariscos.
A vida no Ribeirão da Ilha é pacata e bucólica. O principal lazer é o mar, mas existe um clube local, o Canto do Rio, onde acontecem bailes e pequenos shows.
Com uma extensa orla formada por pequenas praias, o Ribeirão da Ilha é o destino certo para aqueles que buscam paz e muito contato com a natureza. No ponto mais extremo ao sul do bairro parte uma das mais famosas trilhas de Florianópolis, que liga a localidade da Caieira da Barra do Sul à Praia de Naufragados.
Para os amantes da cachaça e da aventura, uma boa dica é degustar a "marvada" produzida no Alambique do Zeca. Mas para se chegar lá é necessário uma boa dose de coragem para encarar a estrada, que liga a localidade ao Pântano do Sul através do Sertão do Peri. Outra boa pedida - e com acesso mais fácil - é provar a Intizica, uma cachaça comercializada pelo restaurante Ostradamus. Fonte: Guia Floripa
Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé
Distância do centro: 20 Km – Distância do aeroporto: 30 Km
Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé são bairros vizinhos localizados no norte da Ilha de Santa Catarina, a 20 km do centro de Florianópolis, ao lado do bairro Daniela.
O acesso principal é feito pela rua Gilson da Costa Xavier, que começa no centro histórico de Santo Antônio de Lisboa, local que concentra boa parte das residências e comércio da região. Sambaqui é um bairro simples, com ruas pavimentadas e sem prédios.
A região é atendida por cinco linhas de ônibus, sendo uma executiva (2124) e quatro convencionais (310, 331, 332 e 365). O comércio no bairro é bastante modesto, constituído basicamente de pequenos mercados, padarias, peixarias e farmácias.
Ao contrário da maioria dos bairros em Florianópolis, nas últimas décadas, essas localidades nā sofreram impactos relevantes causados pela expansão imobiliária e continuam mantendo o seu ar pacato e charmoso de vila de pescadores. Por isso, é na beleza natural que ganham destaque.
Ao longo da orla, há diversas opções de bares e restaurantes, para todos os gostos, que oferecem aquela cervejinha gelada acompanhada por petiscos elaborados com ostras e mariscos cultivados na região.
Da praia, é possível admirar a Baía Norte, os bairros do continente e a famosa Ponte Hercílio Luz. Tudo isso regado aos dourados raios do entardecer, emoldurado pelo sol que se esconde entre a silhueta de barcos e dos morros no horizonte.
Fonte: Guia Floripa
Centro e Agronômica
Distância do aeroporto 17Km
O bairro Agronômica é um tradicional bairro residencial de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, na extremidade norte do Maciço do Morro da Cruz, entre o Centro de Florianópolis e o bairro da Trindade. Um de seus limites é a Rua Allan Kardec, que o separa do Centro. Do outro lado, a rótula da penitenciária o separa da Trindade.
Trata-se de uma região predominantemente residencial, com áreas nobres, principalmente na orla da principal avenida da cidade, a Avenida Beira Mar Norte, que atravessa o bairro, entre as praças Governador Celso Ramos e Professor Seixas Neto. O comércio é acanhado, com algumas opções de padarias e farmácias. Entretanto, na Avenida Beira Mar, há um bom ponto de venda de hortifrutigranjeiros regional. Mais adiante, quase na Trindade, está um dos maiores supermercados da região.
A Agronômica também é muito rica em espaços públicos de lazer. O principal deles é a orla da Avenida Beira Mar Norte, com ciclovia, um imenso calçadão com academias de ginástica ao ar livre, bancos e quiosques. Bem em frente à Ponta do Coral fica a sede da Federação Catarinense de Tênis, com suas quadras e escolinha para aprendizado do esporte. Ao lado, na orla, fica o famoso bar Koxixo’s, ponto de encontro da cidade quando os assuntos são as comemorações de títulos do esporte ou reivindicações políticas.
O Centro de Florianópolis é o principal e mais antigo bairro de Florianópolis, fundado originalmente com o nome de Povoado de Nossa Senhora do Desterro, em 1675.
No centro está reunido o maior número de pontos turísticos e atrativos históricos e culturais da Ilha de Santa Catarina, como a Ponte Hercílio Luz, o Mercado Público de Florianópolis, a Praça XV de Novembro com sua Figueira Centenária, o Largo da Antiga Alfândega e todo o conjunto arquitetônico luso-brasileira do século XVII e XVIII presente nos prédios históricos.
Os variados museus do centro contam a história política, artística, cultural e bélica da cidade, como o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, o Museu Victor Meirelles e o Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas.
As diversas igrejas também contam a história religiosa da capital, e chamam a atenção pelos acervos de arte sacra e arquitetura colonial, destacando-se a Catedral Metropolitana e a Capela do Menino Deus.
O forte comércio e a grande diversidade de serviços do Centro garantem ruas sempre movimentadas ao longo do dia, especialmente durante a semana. Já à noite o movimento de moradores e turistas concentra-se em poucos locais, como a Avenida Hercílio Luz, a Avenida Beira-mar Norte e a Rua Bocaiúva, com seus bares e restaurantes diversos.
Apesar do nome, o Centro está localizado no oeste da Ilha de Santa Catarina, entre o Morro da Cruz e o mar, no ponto mais próximo ao continente.
Fonte: Guia Floripa
Copyright © 2021 Fabricio Benevides
Todos os direitos reservados.
Utilizamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência.
We utilize cookies to analyze the website and optmize your experience.